O Caminho do Sal - Uma viagem de bicicleta

E quem disse que não dá pra viajar de bicicleta? O Lucas contou para nós como conheceu a cicloviagem, confira:


Estrada Mogi/Bertioga-SP foto: Luciana Oei

Caminho do Sal foto: Almir Douglas Oliveira Marcellino



[CN] = Curiosos no Mundo
[L]= Lucas

[CN] Oi, tudo bom? Conte-nos um pouco sobre a iniciativa de começar a viajar de bicicleta?

[L] Olá, tudo ótimo! Obrigado pela oportunidade de compartilhar com vocês e com os leitores sobre esta experiência.
Então, essa foi minha 1ª cicloviagem né, até então eu nunca tinha pensado em viajar de bicicleta. Eu já pedalava antes, mas nada mais do que 5 horas. Um dia, num desses pedais de fim de semana, um amigo comentou que havia uma trilha chamada Rota do Sal, e que ele queria fazê-la. A rota começa em Taiaçupeba, (distrito do município de Mogi das Cruzes), como eu morava em Mogi das Cruzes nessa época, perguntei se ele iria sozinho. Ele me disse que sim, então ''me convidei'' pra ir pedalar com ele e o chamei para passar a noite anterior lá em casa, para que pudéssemos sair nessa jornada.


Caminho do Sal foto: Almir Douglas Oliveira Marcellino

[CN] Como se preparar para uma viagem de bicicleta?

[L] Bom, isso é um pouco particular de cada um, mas os itens básicos para se levar são:
 Para bike: Ferramentas (chaves, bomba de ar, câmara de ar), pode levar também alguns acessórios, como suporte para celular, Alforge, etc.
 Para você: Produtos de higiene pessoal (Escova de dentes, Pasta de dentes, toalha, papel higiênico), algumas roupas, protetor solar, óculos de sol, desodorantes.... Coisas essenciais para a limpeza em geral. É bom também levar algo para comer, barrinhas de cereal, proteínas, sais minerais, além de muita água. Outro fator importante é a questão do peso. O ideal, é que você consiga conciliar tudo isso com um peso bacana pra você pedalar pois com essa quantidade de coisas pra levar, sua bike vai ficar um tanto quanto pesada, então é interessante que você pondere direitinho o que vai levar em sua cicloviagem.



Vila De Paranapiacabafoto: Almir Douglas Oliveira Marcellino

[CN] Para quais lugares você já foi?

[L] Bom, até hoje eu fiz apenas uma cicloviagem grande que deu num total de 115Km, que foi a Rota do Sal. Onde passamos por algumas cidadezinhas até chegarmos em Paranapiacaba, onde nos hospedamos, e de lá fomos para São Bernardo do Campo.
Mas fiz outras pedaladas mais rápidas, mas que vão para outras cidades.
Teve uma bem bacana que deu 80Km, nós saímos do Parque do Ibirapuera, e fomos até o Templo Zu Lai em Cotia. O pedal para o templo foi um grande desafio, pois normalmente templos ficam no alto dos montes.... Então para subir tudo aquilo, foi praticamente um parto! Hahaha
Outro pedal que eu fiz, e acho bem bacana, é a descida de Mogi das Cruzes para Bertioga. É uma descida bem bacana, mas perigosa, é indicado sempre fazer em grupos grandes. Pois tem muitos carros na estrada.



Vila De Paranapiacabafoto: Almir Douglas Oliveira Marcellino

Vila De Paranapiacabafoto: Almir Douglas Oliveira Marcellino

[CN] Para quem gosta e não tem um grupo de ciclismo ainda, é possivel se alistar em algum grupo?

[L] Então, existem alguns grupos que são fechados, mas você encontra direto no facebook grupos abertos. Eu conheço alguns somente de São Paulo, como o Brasil Bike Emotion, Very Easy, Pedal Flash, Ciclo Tour Brasil e o SESC também 1 vez a cada 2 meses programa o “Pedala Cidadão”, que é um pedal pago e o preço varia de passeio para passeio. Me inscrevi para fazer um pedal para Piracicaba. Onde iremos de ônibus, e faremos um cicloturismo pela cidade de Piracicaba. Então existem muitos grupos abertos e gratuitos. Quem se interessar basta procurar no facebook, ou google que é fácil de encontrar.



Caminho do Sal foto: Almir Douglas Oliveira Marcellino


foto: Luciana Oei




_________________________________________________________
Você também pode contar sua viagem neste blog saiba mais

Sobre nós

Este blog é feito de uma reunião de experiências e interesses comuns de pessoas que apreciam viajar e explorar novos lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário